Wellington S. Martins – 19/11/2012
.
As empresas em geral têm uma tendência a não perceber a importância de manter cadastros gerais bem atualizados bem como as parametrizações de seu sistema de gestão empresarial.
.
Os cadastros são fundamentais quando se deseja obter informações gerenciais de qualidade que forneçam subsídios para um melhor planejamento dos negócios e tomadas de decisões.
.
Algumas mudanças nas obrigações legais da empresa têm forçado a revisão e ajustes desses cadastros, sob a eventual consequência de se ter problemas com o FISCO, pois as informações prestadas podem estar incorretas ou até mesmo incompletas.
.
Um exemplo dessa situação é o próprio advento da NFe – Nota Fiscal Eletrônica, com a consequente geração de arquivos para o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital. Para uma correta informação de dados a qualidade nos cadastros gerais e parametrizações de sistemas de gestão são imprescindíveis.
.
Para um melhor aproveitamento dessas ferramentas é necessário ao empresário conhecer corretamente a estrutura de seus produtos e serviços, conhecer bem a legislação a qual está sujeito, dependendo do enquadramento de sua empresa, conhecer ainda os impactos fiscais e tributários sobre as atividades desenvolvidas por sua empresa. Buscar conhecimento e ajuda especializada para auxiliar na organização e gestão é uma boa opção e pode ajudar a evitar alguns possíveis problemas e transtornos.
.
Embora as empresas estão, de certa forma, sendo “forçadas” a ajustar seus cadastros e controles, principalmente para atender essas necessidades legais/fiscais, tal fato está contribuindo para que os empresários e gestores das empresas tenham informações mais completas e relevantes para a correta gestão de seus negócios. Fica ainda a dica que essas informações sejam realmente utilizadas corretamente, pois informação sem uma análise correta de sua aplicação e finalidade, pode simplesmente ser um “dado sem função”.
.
Fica evidente então que manter cadastros e parametrizações de sistema sempre atualizados, com revisões frequentes e sistemáticas, contribuem muito para melhoria nos ganhos, reduções de contingências fiscais e mais agilidade e segurança na gestão dos negócios da empresa.
.
Wellington S. Martins
Empresário e Consultor de Empresas
Fonte: Portal de Contabilidade